Leucócitos altos na gravidez: O que fazer

11 June, 2019 ,

Os leucócitos, ou glóbulos brancos, são as células responsáveis por defender o organismo contra infecções, além de contribuir para a eliminação de resíduos dos tecidos. Costumam ser localizados na medula óssea, em que são produzidos e transferidos para a corrente sanguínea, sempre que o corpo precisar.

Durante a gravidez, ao realizar um exame de sangue, é possível que o resultado seja um valor alterado dos leucócitos. Entenda se isso pode ser prejudicial e o que fazer para que os níveis voltarem ao normal.

Tipos de leucócitos

Há 5 tipos diferentes de leucócitos:

  • Neutrófilos. São os mais numerosos (entre 60-70% do total de leucócitos) e são os primeiros a combater uma infecção.
  • Linfócitos. Constituem aproximadamente 30% do total de glóbulos brancos. Além de combater infecções, desempenham um papel muito importante no sistema imunológico.
  • Monócitos. São muito menos numerosos do que os anteriores (entre 5-12% do total de glóbulos brancos no sangue). Além disso, cumprem uma função defensiva muito importante, pois destroem as células infectadas ou danificadas.
  • Eosinófilos. São as células responsáveis por responder a reações alérgicas. A porcentagem normal no sangue é entre 2 e 10%.
  • Basófilos. Também intervêm em reações alérgicas através da liberação de histamina, que promove o aparecimento de mais glóbulos brancos com o aumento da circulação sanguínea.

Alterações hematológicas próprias da gravidez

Durante a gravidez, ocorrem importantes alterações no sistema hematológico da mulher, a fim de preparar o organismo para as exigências e demandas do embrião. As alterações que ocorrem no sangue materno durante o parto, seja por via vaginal ou por cesariana, devido à perda aguda de sangue são especialmente significativas. Nas gestações únicas, a perda de sangue é superior a 500 ml, atingindo os 1000 ml quando nascem gêmeos. Da mesma forma, a cesariana está associada a uma perda de sangue de cerca de 1000 ml.

O aumento do número de leucócitos, ou seja, ter um número de leucócitos elevado na gravidez, é uma alteração muito frequente, que faz parte dessa série de mudanças no sistema hematológico das mulheres durante esse período.

Qual é o número normal de leucócitos na gravidez?

A contagem de leucócitos em mulheres varia consideravelmente durante toda a gestação. Geralmente oscila entre 5.000 e 12.000 mm3. Durante o parto e no início do puerpério (tempo que passa da expulsão da placenta ou do parto até que os hormônios e o sistema reprodutor feminino retornem ao estado pré-gravidez, o que chamamos de quarentena) pode chegar a 25.000 ou mais. O aumento médio é de 14.000 para 16.000 mm3.

O aumento de leucócitos é perigoso?

O aumento no número de leucócitos na gravidez geralmente é normal, embora seja o médico quem deve avaliá-lo. Deve notar-se que o aumento significativo no número de leucócitos não se limita apenas ao período de gravidez. Existem várias circunstâncias que o causam, como exercício físico intenso ou processos inflamatórios.

calendario de exames de pré-natal

Susana Joya, Assessora Científica Igenomix.


Quem leu este artigo também se interessou por:

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest