Pernas cansadas na gravidez
Durante a gravidez, muitas mudanças físicas ocorrem no corpo da mulher. Algumas delas podem causar dor e desconforto nas articulações, especialmente nas partes inferiores. Um dos sintomas mais comuns relacionados à gestação, especialmente no terceiro trimestre, são as pernas cansadas.
Principais causas de pernas cansadas na gravidez
A principal causa desse desconforto é o peso do bebê. É tão comum que quase todas as mulheres sofrem de dor ou cansaço nas pernas em algum momento da gravidez, embora o grau e tempo de incômodo pode variar muito.
O peso exercido pelo bebê no corpo da mãe geralmente provoca uma circulação mais deficiente do sangue, podendo até causar o aparecimento de varizes, o que causa dores ou desconforto nas pernas e a sensação de muito cansaço. De fato, é essa falta de fluidez na circulação sanguínea, principalmente nos últimos meses de gestação, que causa a fadiga nas pernas.
Outras possíveis causas que podem gerar ou facilitar a ocorrência de dores nas pernas ou um cansaço notável são:
- Alterações hormonais.
- Hidratação insuficiente.
- Excesso do nível de sódio no organismo.
O que fazer para evitar ou aliviar o cansaço nas pernas
Em geral, a fadiga nas pernas é um problema menor que geralmente não gera nenhum tipo de complicação para a saúde da mãe ou do bebê. Porém, isso pode ser muito desagradável e interferir nas tarefas diárias e disposição.
Felizmente, existem algumas recomendações, conselhos e remédios naturais bastante eficazes na prevenção ou mitigação desse problema.
- Em primeiro lugar, é essencial ter uma boa alimentação: saudável, equilibrada, rica em fibras;
- Evitar alimentos embalados e com muito sal;
- Fazer exercício físico para facilitar a circulação sanguínea, sempre dentro da capacidade e de acordo com a condição física. Caminhar também é uma ótima opção;
- Outra questão básica é hidratar-se muito, com a recomendação de cerca de dois litros de água por dia;
- Descansar o quanto for necessário, fazer repouso e evitar esforço excessivo;
- Massagear as pernas com géis e cremes hidratantes e descongestionantes;
- Sempre que possível, deve-se manter as pernas levantadas. Você pode, por exemplo, colocar uma almofada quando estiver sentada no sofá ou deitada na cama;
- Acostume-se a não cruzar as pernas quando estiver sentada;
- Procure dormir para o lado esquerdo;
- Tente andar corretamente, buscando distribuir o peso uniformemente nas duas pernas;
- Sempre use sapatos confortáveis e com salto baixo.
Embora sentir as pernas cansadas ou doloridas seja muito comum na gravidez e geralmente não é nada grave, não se descuide! Fique sempre atenta à aparição de sintomas adicionais, como a formação de coágulos sanguíneos (tromboflebite). Portanto, caso note inchaço nas pernas, vermelhidão ou dor muito intensa, procure o mais rápido possível o seu médico para garantir que está tudo bem com a sua gravidez.
Larissa Antunes, Assessora Científica Igenomix.