Gravidez semana a semana: 10ª semana de gestação

gravidez semana a semana

Na décima semana de gestação o embrião é promovido a feto! O que significa que os riscos mais altos estão ficando para trás. Nesta semana, você pode ter algumas informações importantes sobre seu futuro bebê, como por exemplo a saúde dele com relação a síndromes genéticas. Mas vamos começar com o que acontece com você nesta semana!

Você sabia que seu volume de sangue aumenta de 40-50% até o final da gravidez? Por isso as veias ficam mais nítidas durante a gestação. Você vai notar muito mais suas veias em todo corpo, mas especialmente nos seios.

Existe uma curiosidade, que na verdade não tem comprovação científica, mas que é uma forma de brincadeira para adivinhar o sexo do bebê, que um hCG mais alto pode ser sinal de que você terá uma menina, e que com o aumento desse hormônio a possibilidade de ter mais enjoos também é maior entre a décima e 10ª e 12ª semana de gestação. Você se arrisca a jogar para animar o chá de revelação? O bom é que nesta semana você já tem a possibilidade descobrir o sexo do bebê com 99,9% de precisão com o teste pré-natal não invasivo NIPT ou com a sexagem fetal.

Prepare-se para uma enxurrada de conselhos e histórias!

Nesta semana é provável que mais pessoas saibam que você está grávida, o que significa que você vai ouvir várias histórias e conselhos. O que é legal por um lado, principalmente se for a sua primeira gravidez, mas você vai precisar saber filtrar o que você quer ou não levar em consideração.

Cada gravidez é única, por isso, não é porque algo aconteceu com uma pessoa, vai acontecer com você também. Lembre-se, todas as suas dúvidas sobre a sua saúde e sobre o seu bebê devem ser tiradas com o seu médico!

Quanto posso engordar na gravidez?

Se você está fazendo uma dieta saudável e equilibrada, você deve ter engordado em torno de 400 gramas, o que quer dizer que está tudo ok. Esta história de ganhar 1 kg por mês de gravidez não é verdade. Primeiro, você vai ganhar menos que isso, depois, no final do terceiro trimestre, você vai ganhar até mais, que é quando o bebê vai engordar.

Cerca de 300/400 calorias por dia a mais nesta fase é suficiente. E não é para encher a barriga de chocolate não, hein? É para ingerir estas calorias em forma de alimentos saudáveis.

Se você engravidou de apenas um bebê e você está acima do seu peso ideal, o aconselhável é que você ganhe entre 6-10 kg até o final da gravidez, se está dentro do peso ideal, o normal é ganhar entre 10-16 kg durante a gravidez, agora, se você engravidou abaixo do peso ideal, é aconselhável que você engorde entre 12 e 18 kg.

Divisão do peso ganho durante a gravidez

O que se ganha de peso durante a gravidez não vai apenas para você, a divisão é mais ou menos assim:

  • 3 kg para o bebê
  • 1,5 kg para a placenta e líquido amniótico
  • 1 kg de mama
  • 3,2 kg de sangue
  • 3,2 kg de gordura

Para quem está esperando gêmeos, o ganho de peso é um pouco diferente. Agora vamos falar sobre o seu bebê que eu sei que você já está ansiosa.

Desenvolvimento do bebê na 10ª semana de gravidez

O seu bebê está crescendo. Nesta semana ele está aproximadamente com 28 mm, chegando até 40 mm até o final da semana e pesando cerca de 5 gramas. Acabou aquele visual girininho acabou, agora o seu bebê já é uma versão pequeninha do que ele será quando nascer e isso tem tudo a ver com ele ter sido promovido a feto.

Quando o bebê ainda é considerado um embrião, o que ocorre até esta semana, ele está muito mais susceptível ao impacto de diversos fatores para o seu desenvolvimento, como influenciadores químicos, biológicos e outras influências que podem resultar em uma malformação física no bebê.

Quando ele chega a feto, já está quase tudo formado, e o bebê começa a crescer e amadurecer.

  • O coração já está batendo;
  • Os olhos começam a migrar mais para a frente da cabeça;
  • As pálpebras que eram transparentes, deixam de ser;
  • Se o feto for uma menina, o clitóris já está em formação;
  • Se for um menino, o hormônio da testosterona já começa a ser produzido;

Ainda é cedo para saber qual é o sexo do bebê se você for esperar o ultrassom morfológico da 18ª semana, mas é o momento ideal para fazer o teste pré-natal não invasivo (NACE ou NIPT) ou a sexagem fetal;

  • Os dedos dos pés e das mãos já se separaram;
  • As articulações já estão prontas. E o que isso significa? Que ele já está se movimentando muito na sua barriga, só que você ainda não vai sentir porque ele ainda tem bastante espaço no útero;
  • Os rins já estão começando a filtrar sangue e produzir urina;
  • O suco digestivo também já está sendo segregado no estômago do bebê que daqui a pouquinho vai começar a digerir o líquido amniótico que ele vai começar a engolir em breve.

Agora, uma coisa muito importante que tenho que te falar. A partir da décima semana de gravidez já é possível fazer o estudo genético para a Síndrome de Down e outras alterações cromossômicas frequentes, como Edwards e Patau. O exame é o teste pré-natal não invasivo, que também é chamado de NIPT ou NACE. Este teste detecta no sangue da mãe o DNA fetal e por isso consegue dar com uma confiança bem alta (99,8%) sobre a probabilidade de o feto ser portador da Síndrome de Down. E, como também estuda os cromossomos sexuais, este teste também vai revelar se você está grávida de menina ou menino.

Duas semanas mais tarde (12ª semana) você vai fazer a Translucência Nucal. Esse exame vai avaliar a prega nucal, que apesar de não ser um diagnóstico e ter um risco elevado de falso-positivo, vai orientar o médico sobre a probabilidade de acontecer algum problema cromossômico como a Síndrome de Down ou alguma malformação. Este exame, apesar de ter uma confiança mais baixa para as alterações cromossômicas em comparação com o NIPT também é muito importante porque também avalia malformações fetais.

Alimentação na décima semana de gravidez

A alimentação nesta semana não é diferente do que você precisa durante toda a gestação. Evite comidas pesadas, não exagere na gordura nem no açúcar. Não vai fazer bem para você, você vai ter um ganho de peso maior, além de ter que aguentar aquela azia chata.

Algo importante de dizer sobre a alimentação, é que não existe um consenso com relação ao uso do adoçante. Então, a não ser que seja diretamente recomendado pelo seu médico, prefira utilizar açúcar em uma menor quantidade ou até mesmo não adoçar.

Sobre a quantidade de café, também não é bom abusar. No máximo 2 xícaras por dia.

Que tal lançar um desafio para a família para manter hábitos saudáveis?

Quem já estava planejando a gravidez, antes de engravidar provavelmente começou uma mudança de hábitos para melhorar a fertilidade e também para aumentar as chances de o bebê nascer saudável. Mas se você ainda não começou esta mudança, ou se ela não está totalmente incorporada na casa, que tal lançar este desafio?

Se a família começar a manter hábitos saudáveis durante a gravidez, isso não apenas será bom para o desenvolvimento do bebê, mas também para que esta criança cresça em um entorno saudável nutricionalmente. Afinal, as crianças não aprendem com o que você diz para elas, mas com o que elas vêm ao redor.

Por último, nesta fase, pode ser que o desejo sexual começa a pintar novamente, ou seja, o corpo da mulher começa a ficar novamente mais propenso ao amor. Então, se por enquanto seu apetite sexual estava um pouco baixo, prepare-se! Isso vai mudar.

 

Monica Romeiro

 

 

Sou Monica Romeiro, mãe do Lucas e da Larissa. Amo compartilhar minhas experiências e passar informações corretas e seguras para as mulheres que sonham em engravidar, para gestantes e para mamães. Convido você a conhecer meu blog e canal no YouTube.

 

 

 


Quem leu este artigo também se interessou por:

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest